NOTÍCIAS

Últimas notícias


NOTÍCIA EM DETALHE

Notícias Diamante

Mais de 6 milhões de telespetadores e 300 profissionais a trabalhar diariamente para levar a todo o mundo as notícias da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros. No ano de todas as comemorações não é apenas a Volta a Portugal em bicicleta que está de parabéns ao completar 75 edições.

As transmissões televisivas da Volta na RTP 1 tiveram a maior audiência desde 2007. Em média, cerca de 550 mil telespetadores assistiram a cada etapa da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Segundo os números da GfK, uma empresa de estudos de mercado que mede audiências televisivas, as etapas mais vistas este ano foram a 4ª tirada, que ligou Arouca à mítica Senhora da Graça, com 674 mil espectadores e o “decisivo” contrarrelógio individual entre o Sabugal e a Guarda que contou com 710 mil telespetadores.

A RTP esteve presente na Volta a Portugal com duas grandes equipas de trabalho. O programa “Há Volta” teve cerca de 50 profissionais no ativo todos os dias. A transmissão desportiva contou com quase 80 pessoas no terreno, entre repórteres de imagem, jornalistas, produtores e inúmeros técnicos especializados.

Em todos os cantos do país, de norte a sul e nas ilhas também, os órgãos de comunicação locais foram dando conta das notícias da Volta a Portugal através da consulta do site oficial, das redes sociais e também da informação enviada diariamente pela organização.

Mas nas Salas de Imprensa da Volta a Portugal também se bateram recordes! Desde 2009 que não se registava tão grande presença de órgãos de comunicação. No total dos 11 dias de competição estiveram presentes na 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros 79 órgãos de comunicação entre nacionais, locais, estrangeiros, agências e representantes dos meios online. Ao todo foram quase 170 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, repórteres de imagem e técnicos.

Para além da RTP também a SIC, a Bola TV, o Correio da Manhã TV, a TV Record, a Local Visão TV e o Porto Canal acompanharam presencialmente a edição 75 da Volta a Portugal. Apenas três canais destacaram profissionais para o acompanhamento diário da competição. Ao canal oficial juntaram-se a Bola TV com um programa de 25 minutos ao final de cada dia de competição e a SIC com reportagens diárias para os serviços noticiosos.

A imprensa especializada teve forte presença no acompanhamento da Volta a Portugal, com os nacionais desportivos a trazerem grandes novidades. O Jogo fez-se acompanhar do recordista da Volta a Portugal em bicicleta, David Blanco, que foi o cronista de serviço. O jornal “A Bola” convidou o “mestre”, o jornalista Guita Júnior, que comemorou 50 Voltas a Portugal este ano. E o Record estreou durante a “Grandíssima”, como também é conhecida a Volta, a contracapa do diário dedicada às modalidades.

Quem também não faltou à chamada foi a Agência Lusa que difundiu notícias sobre a Volta para todo o mundo. As rádios e jornais locais estiveram mais ativos que nunca com um acompanhamento muito particular dos acontecimentos. A Sala de Imprensa da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros contou ainda com a presença de dois jornalistas italianos que tiveram de ultrapassar grandes etapas ao fazerem de bicicleta alguns dos percursos entre as localidades da Volta.

21.agosto.2013



Partilhar
Seguinte