NOTÍCIAS

Últimas notícias


NOTÍCIA EM DETALHE

Bombarral na Volta a Portugal!

Após 27 anos de ausência do mapa de partidas e chegadas da maior e mais prestigiada competição velocipédica portuguesa, o Bombarral regressa ao percurso da Volta que se vai realizar no próximo mês de agosto.

Localizado na região oeste, a 75 quilómetros da capital, o Bombarral está há muito associado ao ciclismo e tem várias referências nos arquivos históricos da Volta a Portugal em Bicicleta.

Este ano, à semelhança do que aconteceu em 1932, 1985 e 1986, a vila irá receber um início de etapa. O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, relembra que a tradição e o gosto pelo ciclismo no Bombarral remontam a 1911. "Entre várias vitórias na clássica Porto-Lisboa, diversos títulos nacionais, individuais e coletivos, incluindo a Taça de Portugal, foram vários os ciclistas bombarralenses que, ao longo de décadas deram muitas alegrias aos seus adeptos. A paixão do Bombarral por esta modalidade, está simbolizada, há mais de cem anos, no emblema do principal clube da terra, o Sport Clube Escolar Bombarralense. O regresso da mais acarinhada prova portuguesa à nossa terra, ao fim de tantos anos, é motivo de festa para toda esta região oeste, onde pedalar entre vinhedos e pomares será de novo um prazer para os nossos heróis”, comenta José Manuel Vieira.

São muitas as histórias que ligam a vila do Bombarral ao ciclismo português. No longínquo ano de 1932 integrou, pela primeira vez, o percurso da Volta a Portugal ao receber um final de etapa e dando início ao último dia de competição. Mais recentemente através do Sport Clube Escolar Bombarralense, a equipa da região foi uma das grandes da modalidade tendo chegado ao primeiro lugar da classificação coletiva da Volta em 1982.

A Volta a Portugal Liberty Seguros realiza-se este ano de 7 a 18 de agosto assinalando-se a 75ª edição e as respetivas bodas de diamante.




Partilhar
Anterior | Seguinte